Salão de Buffet Infantil Serve Para Festa de Casamento?

Muitos casais, tentando fugir do tradicionalismo fazer uma festa de casamento em um salão “comum” ou casar ao ar livre, vem optando por realizar o casamento nos salões de buffets infantis. Como tudo na vida casar em um salão de festas de um Buffet Infantil tem suas vantagens e desvantagens. E como o meu objetivo aqui no blog é ajudar noivos e noivas com dicas para conseguirem realizar o casamento dos sonhos da melhor maneira possível, eu resolvi, nesse artigo falar um pouco dessa tendência e dar algumas dicas para esses casais mais modernos que estão pensando nessa possibilidade.

Antes de tudo, a festa de casamento envolve muitos detalhes, então é importante que você enumere tudo o que você deseja fazer em ordem de prioridade. Dessa forma você vai saber o que é indispensável e o que você poderá eliminar em caso de o orçamento apertar. Acredite, o orçamento sempre aperta um pouco. Após ter definido isso saiba filtrar as opiniões dos pais, parentes e amigos. Uma chuva de palpites vai cair sobre você. Acredito que sempre vale a pena escutar as sugestões de todos e muitas vezes conseguimos tirar coisas boas delas, mas mantenha o foco na sua lista de prioridades mesmo que ela mude um pouquinho, pois assim tudo sairá como você planejou ou, pelo menos, bem próximo disso… rs

Encontrei esse vídeo que mostra um casamento realizado em buffet infantil. Veja como ele sai do tradicional:

 

As vantagens de casar em um buffet infantil

Eu vejo como principal vantagem, o fato de a maioria dos buffets infantis já oferecerem muitos serviços no pacote, como alimentação, decoração do salão e da mesa do bolo, além das mesas e cadeiras. Isso vai poupar muito o seu tempo e se souber negociar direitinho, alguns reais também.

Além disso, se você estiver com pressa e precisar marcar para uma data próxima, vai ser mais fácil conseguir uma data para casar em um bom buffet infantil do que nos salões de festas convencionais.

A decoração do casamento no buffet infantil

Nos 2 casamentos que eu fui em buffets infantis, eu gostei de apenas um em se tratando de decoração. A decoração do que eu não gostei era totalmente séria, e não estava em harmonia com o ambiente do buffet. É preciso prestar atenção nesse ponto também para não ficar um contraste muito grande entre a decoração e o ambiente do buffet.

Se você pretende casar em um buffet infantil tente usar flores como orquídeas, bexigas decoradas, bolo com personagens da tv ou algo que seja do dia a dia do casal. Com relação a roupa, vocês podem ser não tão formais também, visto que pretendem aproveitar os brinquedos juntamente com os convidados, certo? O casamento que eu gostei foi em um buffet infantil em campinas e foi dessa forma que eu descrevi.

A vantagem desse buffet em campinas é que a maioria dos brinquedos eram também para adultos e tudo fica em um só ambiente. Dessa forma todo mundo vê tudo e a interação entre noivos e convidados ficou muito maior. Ou seja, quando for contratar o buffet infantil para seu casamento, se atente também para os pontos que eu listei acima.

Resumo da ópera

Como eu disse, nada do que eu listei acima é uma regra. A ideia foi apenas ajudar você a ter um pequeno checklist do que eu recomendo, tendo participado de casamentos em buffets infantis. Mas o mais importante é que você não gaste mais do que pode realizando uma festa para uma multidão de convidados, sendo que o evento vai durar poucas horas. Faça o que estiver ao seu alcance para não começar a vida à dois com a corda no pescoço. E, além disso, divirta-se sempre, antes durante e depois da festa!

Até o próximo artigo. 😉

Casar ou não casar ao ar livre?

CASAMENTO AO AR LIVRE

Apesar de sabermos que a natureza é maravilhosa, não podemos nos esquecer que nem tudo são flores e que sempre precisamos avaliar o lado positivo e o lado negativo de qualquer decisão que iremos tomar. Isso vale ainda mais para momentos que ficarão marcados em nossas vidas (e nesse caso nas dos convidados) positivamente ou negativamente. E foi pensando nesses motivos, eu que já presenciei muitos casamentos ao ar livre e pude acompanhar os dramas e as alegrias de cada evento, resolvi listar os pontos que achei mais marcantes nos dois casos (o de sucesso e o de fracasso) e assim você poderá ter uma ideia melhor do que fazer para se prevenir dos problemas e decidir se irá correr o risco ou não de realizar um casamento ao ar livre. E nem estamos falando da possibilidade de chuva ou sol, pois para isso você pode se prevenir contratando uma empresa de aluguel de tendas para eventos. Mas esse artigo vai além disso.

Então para não te desanimar no início do artigo, comecemos pelo lado bom. 😉

Vantagens:

1 – Muita LUZ!

A luz do dia é incomparável às luzes artificiais, por mais que você tome os cuidados necessários com a iluminação artificial. Portanto essa fator vai ajudar você a ter fotos incríveis sendo o casamento durante o dia, ao pôs do sol ou a noite, utilizando-se da iluminação lunar.

2 – Proximidade com a NATUREZA!

CASAMENTO AO AR LIVRE

Se existe algo que não se pode explicar é a energia e bem estar que a proximidade com a natureza traz. Além disso, um casamento ao ar livre permite maior simplicidade na decoração, pois a natureza por si só já torna o evento lindo. Essa simplicidade será também convertida em economia que você não teria se contratasse um salão fechado.

Mas cuidado, antes de contratar o local, mesmo que seja lindo, solicite antes ao proprietário fotos de eventos anteriores, verifiquem o horário e mês dos casamentos para terem uma ideia de qual a melhor escolha para esse local.

3 – Cantinhos PARTICULARES!

Com um pouquinho de criatividade, você consegue decorar qualquer cantinho, decorando de uma forma simples e bem particular. Você pode utilizar uma grande árvore para colocar fotos, balões e quadros. Pode também procurar um jardim com um banco antigo, para criar um ambiente rústico e tirar as fotos após o casamento.

Agora vem a parte mais preocupante. As principais desvantagens:

 

1 – CHUVA

CASAMENTO AO AR LIVRE

Esse é considerado o principal motivo de preocupação para as noivas que decidem fazer o evento ao ar livre. E pior esse fantasma costuma assombrar sempre nas vésperas do casamento, dificultando ainda mais a decisão de partir ou não para o Plano B. Como eu disse no começo, dependendo do local você pode se prevenir fazendo a locação de tendas para o seu evento. Claro que não é a mesma coisa do que realizar o casório ao ar livre, mas é melhor assim do que ver convidados correndo da chuva no meio da cerimônia, não é mesmo?

2 – SOL

A maioria das pessoas pensam no sol como sendo ótimo para o casamento ao ar livre, mas na verdade não é bem assim. O sol intenso do meio dia pode ser um grande problema, caso o local não tenha sombras. É muito importante você pensar nos horários para casar, principalmente se o casamento for no período de Dezembro a Março. As tendas para eventos também são uma ótima opção, caso o local as comporte. Atualmente existem várias opções de design de tendas e você poderá decorá-las para manter o ambiente tão natural e agradável (e mais seguro) quanto de estivesse sem elas.

3 – VENTANIA

A ventania pode atrapalhar desde a decoração até aos penteados das convidadas e garanto que elas não irão achar nada agradável sair na foto descabeladas. Esse é um risco que não há muito o que fazer e costuma acontecer muito principalmente em cidades praianas.

4 – INSETOS

Independente do clima, o casamento ao ar livre já traz no pacote alguns convidados indesejados para a festa. Os insetos! Dificilmente lembramos desse inconveniente, mas é algo que pode incomodar bastante todos os convidados. Tenha repelentes distribuídos pelo local do evento, verifiquem também se há a presença de colmeias e formigueiros.

 

Agora que você sabe de tudo isso, o sonho ainda está de pé? Independente da sua decisão, do planejamento e do resultado da festa, saiba que com chuva, sol, ventania ou qualquer outro problema que surgir esse é o seu grande dia, então aproveite e faça dele inesquecível e extremamente feliz!

Até mais!

Casamento no Exterior: Como Acontece Espanha?

CASAMENTO NA ESPANHA

Existem muitas razões para casais que se amam quererem casar em outro país. Se você pensa nessa possibilidade ou tem esse sonho, não está sozinha. O fato é que é necessário considerar alguns pontos importantes antes de levar esse plano adiante. O primeiro ponto, básico e até meio óbvio é estar noiva ou namorando… rsr A menos que você tenha o interesse de conhecer alguém que more em outro país com a Espanha, por exemplo e já casar por lá. Aí, nesse caso, recomendo que você foque primeiro em encontrar o parceiro ideal e depois o local ideal. Em uma de minhas viagens à Espanha, encontrei um livro que fala exatamente sobre como encontrar o parceiro ideal prestando atenção e utilizando a visão dos próprios homens sobre relacionamentos. O nome do livro é método del respeto e valeu muito a pena ter lido.

Mas continuando com a ideia do casamento na Espanha. Aliás, por que Espanha? Talvez por ter morado 7 anos em Barcelona eu tenha uma leve tendência a considerar os Espanhóis o povo da Europa mais próximo dos Brasileiros em termos de festividades!

Assim como no Brasil todo o tipo de evento importante, ou seja, aniversários, casamentos, bodas e afins são motivos para grandes festas. A alegria e o entusiasmo vivenciados na preparação de qualquer tipo de festas, principalmente casamentos é muito parecida. E por isso eu recomendo fortemente que o seu casamento seja lá.

Falando um pouco mais dos detalhes das festas, elas acontecem sempre no período da tarde e no verão, mais precisamente entre abril e agosto, pois nessa época a noite só chega às 22h e isso também ajuda com relação ao jantar. Na Espanha, normalmente os jantares são às 23 horas.

A cerimônia normalmente é mais breve, com relação aos casamentos no Brasil e os noivos espanhóis não levam os padrinhos ao altar. A vestimenta é bem variada no caso das noivas. Algumas seguem à risca a tradição e usam o bom e velho vestido branco simbolizando a pureza. Outras já utilizam vestidos mais modernos e com cortes diferentes, porém o véu é quase sempre mantido. As noivas também tem um costume vindo da Inglaterra de utilizar um objeto azul, um objeto novo, um objeto emprestado e um objeto velho. Já os homens preferem o bom e velho smoking, mantendo a tradição.

Troca das alianças

CASAMENTO NA ESPANHA

Ao contrário do Brasil, onde utilizamos a aliança na mão direita para representar compromisso ou noivado e depois, no casamento, mudamos a aliança para a mão esquerda, os Espanhóis colocam na mão direita. Não é uma regra, mas é o que mais vemos nas ruas. Logo após a troca de alianças, para mostrar proteção ao casamento, os noivos são enrolados em um tecido.

Após a cerimônia, o casal, normalmente serve aperitivos em um outro ambiente. Local diferente do que o jantar será servido e todos ficam em pé. Após esse momento, os noivos juntamente com os pais se dirigem a uma mesa se 6 lugares para o jantar e os convidados são acomodados em seus lugares.

Os noivos passam pelas mesas, durante o jantar, para entregar lembranças do casamento aos convidados e amigos e estes por sua vez retribuem o carinho dando dinheiro dentro de envelopes. Assim como no Brasil o noivo também passa a gravata aos convidados, que “compram” pedaços dela. No caso da noiva há algumas diferenças sutis. Ela precisa entregar de presente os aliga que utilizou no casamento e o seu buquê de flores. Porém a tradição recomenda que ela não deve arremessá-lo para que seja disputado pelas convidadas, mas sim, entregá-lo pessoalmente à alguém especial, como forma de passar toda a sorte que teve nessa data para essa pessoa escolhida.

Como eu disse as diferenças são poucas entre os casamentos no Brasil e na Espanha e se você deseja sair da mesmice, porém sem perder as tradições dos casamentos brasileiros, a Espanha é uma ótima opção para você considerar. Caso você não tenha ideia de como começar, existem empresas que fazem todo esse trabalho de filtrar possibilidades de locais para o casamento, bem como hotéis, etc… Isso pode ajudar muito na sua decisão e evitar que esse momento de festança e alegria se torne algo frustrante.

CASAMENTO NA ESPANHA

E se você gostou da ideia de casar na Espanha, já está até fazendo aulas de Espanhol, mas ainda falta o noivo, porque não conhecer um pouco mais sobre os homens de lá e tentar unir as duas coisas? Esse livro mostra um lado bem interessante dos homens espanhóis: http:// metododelrespeto.com

Até o próximo artigo.

Dicas para uma festa de casamento inesquecível

organizacao da festa de casamento

Todos entendemos que a data do seu matrimônio é a comemoração da união entre duas pessoas que se amam para casar. Então uma data importantíssima como essa merece um evento especial gravar na mente a felicidade dos noivos e todas as pessoas convidadas para o evento! Porém como é possível tornar o grande momento único, em comparação à imensidão de casamentos  e eventos que seus amigos e familiares participaram até agora?

E por esse motivo, eu separei algumas informações para a casamento para todos que dela participarem. Com certeza, a noite deve estar de acordo diretamente ao gosto dos noivos, entretanto, é extremamente importante pensar no momento proveitoso para as pessoas presentes no evento também. Exemplo, falando de músicas, se você escuta rock e gostaria de ter em seu evento, não faça isso durante o jantar ou durante o coquetel. Deixe para a hora do baile, e aproveite para colocar outras músicas também mais animadas para chamar todos as pessoas  para a pista.

Não prolongue a formalidade

Todas as cerimônias, independente da religião, têm uma forma particular para a realização dos votos. E algumas são mais prolongadas, outras são mais rápidas. Pense no evento já considerando esse tempo das formalidades e a chegada e partida dos convidados para que o evento não fique cansativo.

Caso você queira fazer publicações e notificações a respeito da sua festa, no momento em que ela estiver acontecendo, utilize algum aplicativo interativo para permitir que as pessoas convidadas tirem fotos e façam upload em tempo real. Existem também aplicativos que irão manter seus convidados informados sobre qualquer novidade que tenha a ver com o casório. Você pode utilizar de praticidade e criar uma hashtag para que seus amigos e familiares postem as fotos utilizando-a. Isso vai ajudar muito você a encontrar as fotos do seu casamento depois do evento, nas mídias sociais.

Entregue lembranças na recepção dos convidados

Caso você esteja realizando um evento em outra localidade, que não seja onde seus amigos e familiares moram, alguns deles irão precisar realizar uma viagem para marcar presença no evento. E como forma de mostrar que você se importou com isso, entregue um mimo de agradecimento para eles. Acrescente guloseimas e um checkilist com informações locais: a melhor padaria, restaurantes mais recomendados e etc, e também informações sobre atrações turísticas próximas da região do hotel.

Faça um mapeamento de lugares

Seja o seu evento de recepção em um grande buffet, tenha proporções médias ou familiar: um mapeamento de lugares inteligente é extremamente indispensável para assegurar que todos as pessoas terão um tempo agradável juntos. Faça o possível para colocar pessoas juntas que se conheçam e tenham alguma afinidade. Dessa forma você evitará constrangimentos com os mais tímidos.

Crie uma bebida personalizada

Para ter uma festa ainda mais diferenciada, disponibilize uma bebida (drink) personalizada. Para criação desses drinks, você, juntamente com o seu noivo (ou noiva) pode arriscar uma mistura incomum ou pode criar um nome divertido para a bebidas já conhecidas pelas pessoas. Todavia, preocupem-se em escolher drinks que sejam aceitos pela grande maioria dos convidados e que não sejam muito fortes com relação ao álcool. Realizando essa personalização dos drinks vocês irão conseguir realizar uma ótima economia, já que não farão a contratação do bar inteiro e a festa será muito mais pessoal e divertida.

Deixa preparada uma sala com poltronas e/ou puffs

Certamente nem todos as pessoas irão querer ficar dançando durante o evento inteiro. Mesmo as mesas do salão estando disponíveis para os familiares a amigos conversarem, pense também em uma sala de estar, mais tranquila, afastada do agito da pista de dança e com cadeiras ou poltronas mais confortáveis.  Esse vai ser mais um diferencial que além de deixar o ambiente mais sofisticado e bonito, os convidados irão gostar muito.

Dê a possibilidade de os convidados pedirem músicas

Uma ótima forma de fazer as pessoas convidadas para seu casamento continuarem na pista de dança é tocar as canções conhecidas e que eles pediram para ouvir! Combine com o DJ que você contratar para que ele anuncie que todos os participantes da festa podem sugerir as músicas e você vai ver como todos irão se animas e a pista vai ficar cheia por muito tempo!

Forneça um local para carregamento de celulares

Atualmente, disponibilizar estações de energia para carregamento do celular é uma ótima maneira de dizer aos seus convidados que você está preocupada com as necessidades e o bem estar deles. Isso sem falar que, se tem a intenção de ver uma infinidade de fotos incríveis da sua festa no instagram, seus familiares e amigos terão bateria suficiente para postar sem medo de ficar sem bateria!

Lembre-se de alugar uma cabine de fotos

O photo booth nos eventos de casamento já é algo indispensável e considerado como item básico atualmente. Ele é uma maneira de entretenimento e também torna seu dia realmente inesquecível para as pessoas que, irão poder tirar inúmeras selfies com os padrinhos, noivos, amigos e familiares!

Retire-se de forma triunfal

Para encerrar sua noite mais do que excelente, despeça-se de maneira irreverente e única. Pense em alguma forma criativa. Todos os seus convidados vão gostar muito!

dicas para casamento inesquecivel