Casamento no Exterior: Como Acontece Espanha?

CASAMENTO NA ESPANHA

Existem muitas razões para casais que se amam quererem casar em outro país. Se você pensa nessa possibilidade ou tem esse sonho, não está sozinha. O fato é que é necessário considerar alguns pontos importantes antes de levar esse plano adiante. O primeiro ponto, básico e até meio óbvio é estar noiva ou namorando… rsr A menos que você tenha o interesse de conhecer alguém que more em outro país com a Espanha, por exemplo e já casar por lá. Aí, nesse caso, recomendo que você foque primeiro em encontrar o parceiro ideal e depois o local ideal. Em uma de minhas viagens à Espanha, encontrei um livro que fala exatamente sobre como encontrar o parceiro ideal prestando atenção e utilizando a visão dos próprios homens sobre relacionamentos. O nome do livro é método del respeto e valeu muito a pena ter lido.

Mas continuando com a ideia do casamento na Espanha. Aliás, por que Espanha? Talvez por ter morado 7 anos em Barcelona eu tenha uma leve tendência a considerar os Espanhóis o povo da Europa mais próximo dos Brasileiros em termos de festividades!

Assim como no Brasil todo o tipo de evento importante, ou seja, aniversários, casamentos, bodas e afins são motivos para grandes festas. A alegria e o entusiasmo vivenciados na preparação de qualquer tipo de festas, principalmente casamentos é muito parecida. E por isso eu recomendo fortemente que o seu casamento seja lá.

Falando um pouco mais dos detalhes das festas, elas acontecem sempre no período da tarde e no verão, mais precisamente entre abril e agosto, pois nessa época a noite só chega às 22h e isso também ajuda com relação ao jantar. Na Espanha, normalmente os jantares são às 23 horas.

A cerimônia normalmente é mais breve, com relação aos casamentos no Brasil e os noivos espanhóis não levam os padrinhos ao altar. A vestimenta é bem variada no caso das noivas. Algumas seguem à risca a tradição e usam o bom e velho vestido branco simbolizando a pureza. Outras já utilizam vestidos mais modernos e com cortes diferentes, porém o véu é quase sempre mantido. As noivas também tem um costume vindo da Inglaterra de utilizar um objeto azul, um objeto novo, um objeto emprestado e um objeto velho. Já os homens preferem o bom e velho smoking, mantendo a tradição.

Troca das alianças

CASAMENTO NA ESPANHA

Ao contrário do Brasil, onde utilizamos a aliança na mão direita para representar compromisso ou noivado e depois, no casamento, mudamos a aliança para a mão esquerda, os Espanhóis colocam na mão direita. Não é uma regra, mas é o que mais vemos nas ruas. Logo após a troca de alianças, para mostrar proteção ao casamento, os noivos são enrolados em um tecido.

Após a cerimônia, o casal, normalmente serve aperitivos em um outro ambiente. Local diferente do que o jantar será servido e todos ficam em pé. Após esse momento, os noivos juntamente com os pais se dirigem a uma mesa se 6 lugares para o jantar e os convidados são acomodados em seus lugares.

Os noivos passam pelas mesas, durante o jantar, para entregar lembranças do casamento aos convidados e amigos e estes por sua vez retribuem o carinho dando dinheiro dentro de envelopes. Assim como no Brasil o noivo também passa a gravata aos convidados, que “compram” pedaços dela. No caso da noiva há algumas diferenças sutis. Ela precisa entregar de presente os aliga que utilizou no casamento e o seu buquê de flores. Porém a tradição recomenda que ela não deve arremessá-lo para que seja disputado pelas convidadas, mas sim, entregá-lo pessoalmente à alguém especial, como forma de passar toda a sorte que teve nessa data para essa pessoa escolhida.

Como eu disse as diferenças são poucas entre os casamentos no Brasil e na Espanha e se você deseja sair da mesmice, porém sem perder as tradições dos casamentos brasileiros, a Espanha é uma ótima opção para você considerar. Caso você não tenha ideia de como começar, existem empresas que fazem todo esse trabalho de filtrar possibilidades de locais para o casamento, bem como hotéis, etc… Isso pode ajudar muito na sua decisão e evitar que esse momento de festança e alegria se torne algo frustrante.

CASAMENTO NA ESPANHA

E se você gostou da ideia de casar na Espanha, já está até fazendo aulas de Espanhol, mas ainda falta o noivo, porque não conhecer um pouco mais sobre os homens de lá e tentar unir as duas coisas? Esse livro mostra um lado bem interessante dos homens espanhóis: http:// metododelrespeto.com

Até o próximo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *